Postado por Tato Deluca:

Alguns músicos tomam algumas atitudes em relação à suas carreiras que provocam a fúria dos fãs. Quando uma banda assina com uma Major e muda o direcionamento musical… quando um músico decide sair de uma banda ou até mesmo quando uma banda decide que é hora de se aposentar…

Na posição de fã de uma banda, eu também fico chateado…. mas uma coisa importante é entendermos o ponto de vista de um músico profissional.

Como o próprio nome diz, a música é a profissão do cara! Ele conseguiu se tornar músico profissional por que conseguiu tirar seu sustento da música… é um trabalho, que dá dinheiro e paga suas contas.

Estamos passando por um momento muito complicado para a indústria fonográfica… viver de música não está nada fácil e ganhar muito dinheiro com isso está mais difícil ainda!

Tendo isso em mente é fácil entender como a coisa funciona…. O músico para viver de música precisa dar aula, produzir outras bandas, fazer participações em disco, escrever em revistas… isso além é claro de fazer shows (onde eles realmente ganham dinheiro) e compor e gravar discos (onde eles GASTAM dinheiro)  para normalmente alguém colocar na internet e todo mundo baixar de graça….

Sou a favor do MP3, entendo que as pessoas tem todo o direito de conhecer um álbum antes de comprá-lo… o que não entendo é a pessoa gostar de um disco e não comprá-lo por que já tem em MP3…. o som daquilo é horrível!

O Mp3 é uma ferramenta de divulgação maravilhosa… mas com minhas bandas favoritas, eu sempre baixo o disco, ouço, se mais da metade do disco for bom, eu vou lá em compro… normalmente o ouço em mp3 poucas vezes até ter certeza de que vou comprá-lo…. e compro! Compro por que acho que ele mereça meu dinheiro…. compro por que quero que os produtores de show vejam meu ídolo como um músico que traria público caso ele viesse pro meu país…. se eu não comprar, e se ninguém comprar, ele não vai vender, não vai chamar atenção e nem despertar o interesse dos produtores de show, resumindo… nunca vou assistir um show dos caras pq eles não serão chamados pra fazer shows….

É muito triste… também detesto isso e para mim é um dos grandes problemas da nossa sociedade e principal gerador e motivador da ganância… mas TUDO é movido a dinheiro…

Vou citar o exemplo de uma banda que eu adoro… de verdade algumas pessoas podem até considerar isso um problema… mas sou MUITO fã de Running Wild… e no entanto ano passado a banda acabou!

A banda acabou por que Running Wild nunca foi mainstream, eles ja estiveram nas mãos de boas gravadoras de Heavy Metal… mas quando ocorreu o BOOM do mp3, com certeza os 20.000 discos que eles deviam vender se tornaram menos de 2.000… (isso aconteceu com todas as bandas… a venda de cds caiu mais de 80% em todo o mundo)… com essa vendagem baixa a gravadora tirou eles do casting… sem uma gravadora eles teriam que pagar para lançar os próprios discos independentes…. (na realidade gravadoras costumam pagar um adiantamento para as bandas gravarem… mas esse valor tem ficado cada vez mais baixo e não dá para comprar nem um guaraná)….

Com isso o Running Wild teve que optar por uma produção mais “em conta”… o resultado gera álbuns que apesar de ter composições excelentes, tem produção ruim, um som com guitarras que parecem besouros (comparem o Rogues En Vogue com o timbre dos Mesaboogies do Black Hand Inn e vocês vão entender)…

O último disco não vende, os caras ficam com um tremendo prejuízo, o vocalista e líder da banda decide que é bom ele se aposentar enquanto ainda lhe sobram dinheiro e dignidade!

E eu, que quando estava no terceiro colegial, em 1998, fiz um pacto com um amigo meu de que depois que saíssemos da faculdade e tivéssemos dinheiro, iríamos para a Europa ver um show do Running Wild…. fico sem ver… Tudo isso por que os 20.000 fãs da banda que compravam seus álbuns na época do Masquerade resolveram baixar os 3 últimos em Mp3 em vez de comprar o álbum e acabaram com o pão-nosso-de-cada-dia dos caras!

Se uma banda acaba por causa de grana, o que vocês me diriam de um músico contratado que não recebe nada há um ano???? Algumas pessoas vão dizer que muitas bandas se dividem por causa de brigas…. sim, as brigas existem… mas basta comparar com um casamento:

Quando, em dificuldades financeiras, o ambiente para as brigas se torna muito mais propício…. Basta um cara da banda estar fazendo mais sucesso que os outros, ganhar mais dinheiro com aparições, alunos, etc que as brigas começam….

É  isso! Isso me deixa extremamente chateado! O músico profissional precisa de dinheiro, ele precisa que as pessoas assistam seus shows, comprem seus discos, suas camisetas etc…. por que um jogador de futebol ganha tanto dinheiro? Por que seus dribles e gols arrastam milhares de pessoas pros estádios e fazem milhões de pessoas pararem na frente da TV!

Se um músico conseguisse entreter tanta gente ao mesmo tempo quanto uma final do campeonato Brasileiro, certamente esse músico seria tão ou mais rico que um jogador de futebol… é uma analogia simples e triste…

Todo o músico escolhe este caminho da música pelo amor a arte… a sensação de subir em um palco e ouvir a platéia cantando sua música é uma das sensações mais indescritíveis do mundo… esse “tesão” que faz o músico chegar lá…. mas a partir do momento que a pessoa tem que escolher a música como sua forma de sustento… ele se torna dependente do sucesso financeiro da banda… e isso faz um músico deixar uma banda, ou uma banda acabar, ou até mesmo uma banda começar a explorar um som mais comercial….

Felizmente o ACLLA é uma banda formada por pessoas que não dependem do dinheiro proveniente dela…. ninguém aqui é rico… longe disso…. eu sou considerado um “Louco” que é analista de marketing em uma empresa, ganho “ma-o-meno”, mas coloco cada centavo do que ganho na banda… Os outros músicos da banda têm alunos, projetos, participações, escrevem para revistas…. e eles conseguem ganhar o mesmo que eu fazendo isso…

Portanto não se preocupem quanto a saúde financeira do ACLLA… apoiamos o MP3, e queremos que vocês mostrem as músicas para seus amigos assim que as lançarmos por aqui…. queremos que vocês vão aos nossos shows, e lá nos shows venderemos nossos cds…. lá, se vcs quiserem levar para casa um CD da banda, estaremos prontos para autografá-lo e será sua lembrança do show… e é assim que vemos as coisas…

Mas o mp3 nunca substituirá o CD, por mais que tenha acabado com aquele lance de “comprar sem conhecer por causa de uma música” (já fiz muito disso e me arrependi as vezes)…. Se vocês realmente gostarem do disco do ACLLA…Comprem! Com isso continuaremos a lançar novos álbuns… e tudo isso pelo tesão que temos em ouvir VOCÊS cantando nossa música!

/|\

Anúncios