Postado por Tato Deluca:

Hoje estava acompanhando a Whiplash (www.whiplash.net). Sou um leitor assíduo do site e o acompanho há pelo menos 10 anos (leio várias vezes por dia). Uma das matérias que mais me chamou a atenção hoje foi a votação para os melhores de 2009.

Não vou entrar na questão de quem de fato é melhor… apenas analisar o que leva uma pessoa a escolher um músico ou banda ao invés de outro.

Acredito que como o próprio Heavy Metal, o voto é muito mais passional do que racional… vamos supor que em um determinado ano, Satriani lance um disco mais introspectivo, menos comercial e que atinja apenas são fãs mais apreciadores de técnica. No mesmo ano uma banda que transpira energia pelos poros, pode ser até uma banda de punk rock, sem nenhuma técnica mas com muito feeling lance um álbum.

Resultado da pesquisa: Melhor guitarrista – O PUNK …. 10º Lugar: Joe Satriani…..

O que mostra essa pesquisa? Quem realmente tem mais técnica? quem toca melhor? De maneira alguma…. Você pode ver músicos com muito mais tempo de estudo, muito mais anos de estrada perdendo para algum músico bem mais inexperiente, com bem menos técnica, mas cuja banda lançou músicas que agradaram mais gente…

Nesse tipo de pesquisa o Marketing Músical conta muito. Aquela banda que teve muito mais exposição de mídia, muito mais divulgação e cujos músicos foram mais carismáticos em entrevistas, video-clipes e shows vai sempre ganhar dos mais técnicos….

Outra coisa que conta: AS MÚSICAS!!! Quando a galera gosta da música, ele vota nos caras como melhor vocal, baixo, guitarras, batera… não importa se a linha de guitarra tem 3 acordes… é a música que vai determinar a posição deles no Ranking…

Não queria citar nenhum exemplo, mas acredito que o post ficaria vazio se eu não fizesse….. decidi citar um bom exemplo internacional (não vou apresentar opiniões sobre os meus colegas brasileiros….estamos juntos, tentando levantar um cenário, não tem espaço no momento em que vivemos para rivalidades sem sentido!):

  • Lars Ulrich é considerado melhor baterista que Dave Lombardo…. vocês realmente acham que ele toca melhor? Não me entendam mal… sou fã de Metallica, tenho bem mais álbuns do Metallica do que do Slayer (mas também gosto de Slayer)…. mas é inegável a diferença técnica entre esses dois bateristas…. Certamente se o quesito fosse técnica, estudo, precisão, o resultado seria outro….

O que quero dizer é que o Metallica lançou o “Death Magnetic”… um álbum muito bom, que me encheu de esperança quanto a esta banda depois de 14 anos de desilusão (imaginem eu lá, esperando a loja abrir no dia do lançamento de Load em 96… cabeludo, com minha mesada em mãos…. de repente pego o álbum e vejo os meus 4 ídolos do Thrash Metal de cabelo curtinho, visual Pop, tocando Mamma Said…. EU ESPERAVA A CONTINUAÇÃO DO BLACK ÁLBUM!!! Vocês não imaginam a sensação!!!). Quando ouvi o último álbum cumpri uma promessa de mais de uma década… prometi pra mim mesmo “nunca mais comprar um álbum do Metallica até que eles fizessem um que valesse a pena…” pois bem, o Death Magnetic foi comprado!

O Metallica foi a grande surpresa do final de 2008, trazendo um trabalho que alegrou os velhos fãs depois de tantos anos… era obvio que eles ganhariam todos os prêmios de melhor tudo…. eles empolgaram os fãs…. o Slayer é uma banda que sempre se manteve fiel ao estilo, portanto eles não surpreenderam fazendo um bom álbum… surpreenderia se não o fizessem! 

Desse modo você pode ver como o voto é totalmente passional…. fora a questão de gosto… quando você compara uma banda de Death metal com uma banda de Hard Rock, com uma banda de Pop Rock, quem vai ganhar não é realmente o que é melhor… é a banda que tiver maior base de fãs… o estilo que tiver mais fãs…. melhor é um quesito MUUUUUUUIITO subjetivo se você compara um Abajur com uma fatia de Torta!

Acho realmente esse tipo de pesquisa de uma subjetividade absurda…. Técnica, um argumento racional, é o que menos é analisado… mas apesar de tudo isso, acho uma boa diversão responde-las e ver o resultado depois.

Não pensem que esse post é “despeito” de quem não ganhou nenhum prêmio… até que lancemos o álbum é como se simplesmente não existamos.  A propósito, o Elóy está lá… concorrendo por seu trabalho apresentado no álbum Mentalize do Andre… (que é completamente diferente do trabalho no ACLLA, que não está sendo analisado… seguimos estilos músicais muito diferentes!)

Até a próxima!
/|\

Anúncios